Já que sou da cidade do Porto e ainda estamos no início deste blogue, vou usar a minha cidade como "cobaia" das primeiras publicações.
A cidade do Porto é rica em Igrejas, em belas Igrejas, que podemos conhecer numa fantástica caminhada, enquanto aproveitamos para ver e viver todo o resto da cidade.
Como a cidade do Porto é sede de bispado, a sua igreja mais importante é a Sé Catedral. Para além disso, é um dos mais importantes e mais antigos monumentos nacionais. As primeiras notícias referentes à Sé do Porto datam do século VI, aquando do III Concílio de Toledo.
A sua construção remonta aos séculos XII e XIII, sendo que nesta altura tratava-se de um edifício românico-gótico. Durante o período barroco, séculos XVII e XVIII, sofreu grandes alterações, onde se destaca a galilé lateral da autoria de Nicolau Nasoni (1736).
Já nos anos 30, a Catedral foi alvo de importantes obras de restauro.
O seu imponente interior, com um acentuado verticalismo da nave central, é marcado por grossos pilares fasciculados, com abóbadas e arcos.
A capela-mor, que substitui a abside medieval, é elaborada em talha dourada e data do século XVIII, considerada uma peça fundamental do barroco joanino.
O claustro gótico, iniciado nos finais do século XIV, é composto por um conjunto de sete painéis de azulejos, do século XVIII, com cenas do "Cântico dos Cânticos" onde está representada a Virgem, a padroeira da Catedral.
Para além da Catedral, também podem visitar o Tesouro da Sé. São quatro salas onde se encontram objectos de ourivesaria, paramentaria e livros litúrgicos.
A Catedral pode ser visitada todos os dias, entre as 09h00 e as 18h00, com excepção dos dias de feriados religiosos. A entrada é gratuita, mas a entrada no Tesouro da Sé tem um custo de 3€.
Uma visita obrigatória a todos os que passam pelo Porto!
Boa Visita!
Sem comentários:
Enviar um comentário