quarta-feira, 24 de julho de 2013

Castelo de Loulé


Sempre que pensamos em fazer férias ou uma escapadinha no Algarve, as primeiras imagens que nos ocorrem são os dias de sol, as praias fabulosas, o cheiro tão característico dos dias algarvios,... Poucas, ou quase nenhumas, são as vezes em que nos lembramos do património cultural e monumental riquíssimo que existe por toda a região do Algarve.

Hoje vamos conhecer um desses monumentos: o Castelo de Loulé. 


Loulé era um dos principais centros administrativos islâmicos da Península Ibérica e o que resta do seu castelo e das suas muralhas são provas visíveis dessa importância. As cidades islâmicas mais destacadas dividiam-se em alcáçova (onde estava localizada a forma militar) e medina (pólo administrativo), e estes espaços ainda podem ser observados hoje em dia no Castelo de Loulé. 
Com a conquista, em 1249, de D. Afonso III do Algarve, toda esta região foi alvo de uma reestruturação e adaptação à sociedade cristão. Por exemplo, o minarete da mesquita foi transformado na torre sineira da Igreja de S. Clemente. 
É um belo exemplar de arquitectura militar medieval, onde ainda são visíveis as influências da ocupação muçulmana.



Junto ao Castelo de Loulé, é ainda possível visitar o Museu Municipal de Loulé e é aqui que se adquire o bilhete para se poder visitar as muralhas.


Horário:
Seg. à Sex. das 09h00 às 18h00
Sábado das 09h00 às 14h00

Bilhete:
1,62€


Boa Visita !



Sem comentários:

Enviar um comentário