sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sé Catedral, Guarda

Hoje voltamos às Catedrais, mas desta vez vamos visitar uma que fica no interior de Portugal e que serviu de fortaleza durante as guerras travadas na fronteira.

Vamos visitar a Catedral da Guarda!


A construção actual remonta aos finais do século XIV, reinado de D. João de Portugal, por iniciativa do bispo Vasco, de Lamego. No entanto, as obras só ficaram concluídas no reinado de D. João III (XVI).
O que motivou a sua construção foi o facto de em 1199, a Guarda ter-se tornado sede de bispado o que obrigou à construção de uma nova catedral. A actual, é a terceira, visto as anteriores terem sido destruídas.
 

Em 1898, o arquitecto Rosendo Carvalheira levou a cabo uma importante intervenção de restauro revivalista, que se nota pelo estado de conservação do monumento.
Por ter sido uma obra demorada, apresenta elementos do estilo ogival, gótico e joanino, com pormenores do manuelino, como o portal. No interior possui uma das obras-primas da escultura do século XVI, o retábulo em pedra de Ançã atribuído a João de Ruão, que tem como tema a Paixão de Cristo.
Os constantes conflitos que existiam na fronteira levaram a que a Catedral adquirisse uma aspecto mais militar e de fortaleza, do que de edifício religioso.






Actualmente, integra um projecto de visitas encenadas ao centro histórico da Guarda, como também se podem realizar visitas livres.

Horário:
Verão: Das 10:00H às 13:30H e das 15:00H às 18:30H
Inverno: Das 9:00H às 12:30H e das 14:00H às 17:30H
Encerra à 2ª e 3ª feira e no 3º fim-de-semana do mês
A subida aos terraços tem um custo de 1,50€.

Boa Visita!








Sem comentários:

Enviar um comentário