Antes de o Verão começar este ano, foi anunciado que seria o mais frio dos últimos 200 anos. Mas, para já, não é isso que estamos a verificar.
Os dias têm estado bem quentes e as praias e as piscinas tornam-se ainda mais desejadas. E como já falamos de uma praia, hoje vamos falar de uma piscina.
Na cidade do Porto, pode-se dar uns mergulhos numa piscina classificada como monumento nacional: as Piscinas das Marés, em Leça da Palmeira.
O projecto desta obra começou a ser pensado e executado, em 1959, pelo engenheiro Bernardo Ferrão. Quando se tomou consciência do impacto deste projecto no urbanismo, Ferrão propôs a contratação de um arquitecto. O escolhido foi, na altura, o jovem Álvaro Siza Vieira.
Siza Vieira desenvolve o projecto entre 1961 e 1964, que passa a incluir as infraestruturas necessárias para o funcionamento das piscinas, e entre 1966 e 1973 é alargado. Aqui, podemos apreciar a evidência e e inteligência de um projecto em diálogo com o meio ambiente.
Vontade de dar um mergulho?
As Piscinas das Marés estão abertas de 23 de Junho a 15 de Setembro, das 9h00 às 19h00. O bilhete para um dia inteiro custa 8€.
hummm sim e de preferência no Atlantico...vivo no Mediterraneo e isto parece uma sopa!!!
ResponderEliminarEntão esta Piscina era uma óptima opção!
EliminarNós aqui lamenta-mo-nos da água fria do Atlântico ;)