terça-feira, 9 de julho de 2013

Sé Catedral, Lisboa

Com a nomeação do novo bispo de Lisboa, dois monumentos portugueses estiveram na ordem do dia: a Sé Catedral e o Mosteiro dos Jerónimos, ambos em Lisboa.

Hoje, o que vamos conhecer é a Sé Catedral.


Construída, após a conquista da cidade de Lisboa por D. Afonso Henriques aos mouros, no local onde se encontrava uma mesquita almorávida, na segunda metade do século XII. Mas foi no século seguinte que começou a adoptar um esquema idêntico ao da Sé de Coimbra. 


A Sé Catedral é hoje uma mistura de estilos, muito devido às consequências dos três terramotos do século XV e do grande terramoto de 1755. As transformações mais marcantes foram:  a construção da Capela de Bartolomeu Joanes; o claustro dionisino, que apesar da sua planta irregular se inclui na tipologia de claustros góticos portugueses e a nova cabeceira com deambulatório, mandada construir por D. Afonso IV para seu panteão familiar.



Contudo, as graves destruições provocadas pelo terramoto de 1755, levaram a que, aquando da sua reconstrução, se perdesse quase a totalidade dos seus traços românico-góticos do seu interior, para uma decoração neoclássica. 



Os trabalhos de restauro do século XX, realizados por António Couto, procuraram tornar visíveis os detalhes à muito esquecidos. E é graças a esses trabalhos que hoje em dia é possível ver e apreciar os traços românico-góticos que ainda subsistem.  


Para além da Catedral e do Claustro, também podemos visitar o Tesouro da Sé, com uma exposição permanente de Arte Sacra do século XV ao século XIX, e ainda a Sala do Capítulo.



A Catedral pode ser visitada todos os dias das 09h00 às 19h00. O Tesouro da Sé pode ser visitado, de segunda a sábado, das 10h00 às 17h00 e tem um custo de 2,50€. 


Boa Visita!







Sem comentários:

Enviar um comentário