quarta-feira, 31 de julho de 2013

Castelo de Santa Maria da Feira, Aveiro


Amanhã inicia mais uma Feira Medieval no concelho de Santa Maria da Feira, uma das maiores feiras medievais de Portugal. Vale a pena uma visita a este local na altura da Viagem Medieval, o espaço, a organização cuidada e detalhada, fazem deste evento uma autêntica viagem no tempo. E este ano vai ser até ao reinado de D. Afonso II.
Fora deste período, podemos sempre fazer uma visita mais tranquila ao Castelo que é o ponto central deste evento e que, para além do seu papel militar crucial, foi importante a nível político e cultural, contribuindo para a vitória de S. Mamede em 1128.

A história deste Castelo remonta aos tempos romanos e é possível verificar vestígios muçulmanos na cantaria das suas muralhas. Só com a vinda do Conde D. Henrique, e com a força das armas, é que este castelo foi recuperado e se tornou num ponto fundamental da fronteira do Condado Portucalense. E é deste período que vai ser dotado de toda a austeridade e volumetria que caracteriza o românico. Contudo, as alterações e melhoramentos que foi alvo no século XIV, inscrevendo-o nas estruturas militares góticas, é que o conduziram ao aspecto que tem nos dias de hoje. 

O Castelo encontra-se no topo de uma colina e tem uma planta oval, marcada do lado meridional pela Torre de Menagem e pela Alcáçova, do século XV, onde se destacam quatro elegantes torreões coroados por coruchéus piramidais. Na parte interior, encontramos um amplo salão coberto por uma abóbada gótica, com quatro lareiras, uma galeria alta e uma escada que dá acesso ao eirado do castelo.   

As muralhas em alvenaria e cantaria circundam uma ampla praça de armas, onde ainda são visíveis os vestígios do antigo palácio seiscentista. A porta de entrada é protegida por uma pequena barbacã, defendendo as portas de acesso e dispostas em diferentes posições. Extramuros encontramos uma capela consagrada à Nossa Senhora da Encarnação, do período barroco que suaviza a beleza severa deste magnífico monumento militar.




Horário:
3ª a 6ª - 09h30 às 12h30 e 13h30 às 18h00
Sáb. Dom. e Feriados - 10h00 às 12h30 e 13h30 às 18h30

Entrada:
3€

Boa Visita !



Sem comentários:

Enviar um comentário