quinta-feira, 18 de julho de 2013

Biblioteca Municipal, Porto

Sou uma apaixonada confessa por Bibliotecas! São espaços de cultura que muitas vezes nos passam despercebidos, mas com um papel fundamental no local onde estão inseridos. Muitas Bibliotecas, tanto no nosso país como no estrangeiro, estão instaladas em edifícios que por si só são pedaços da História e, outras, em obras de arquitectura notáveis.

A Biblioteca Municipal do Porto foi fundada em 1833 e é uma biblioteca patrimonial, que ocupa as antigas instalações do Convento de Santo António da Cidade. Contudo, este não foi o primeiro espaço que ocupou. Aquando da sua fundação, a Real Biblioteca do Porto, como se designava então, estava localizada num edifício na zona da Cordoaria, já demolido. Mais tarde, em 1841, quando também abre ao público, situava-se no Paço Episcopal. Só no ano seguinte é que foi definitivamente transferida para o actual local.





O exterior do edifício é austero e sóbrio, mas a maior riqueza da biblioteca encontra-se no seu interior. Tem uma colecção de azulejos que vão desde o século XVI ao XVIII, e que são provenientes de mosteiros extintos. A sua maior parte pode ser vista no claustro franciscano, que mantém o seu traçado original: galerias abobadas, colunas adossadas, arcos de volta perfeita.





Horário:
de 15 de Julho a 15 de Setembro - 2ª a 6ª das 10h00 às 18h00
de 16 de Setembro a 14 de Julho - 2ª e Sáb. das 10h00 às 18h00 e de 3ª a 6ª das 09h00 às 19h30


Boa Visita !




Sem comentários:

Enviar um comentário