sábado, 20 de julho de 2013

Museu Nacional Soares dos Reis, Porto


De entre os muitos museus que se podem visitar na cidade do Porto, o Museus Nacional Soares dos Reis destaca-se por ter sido o primeiro museu público de arte no país. Fundado em 1833, destinava-se a recolher os bens confiscados aos conventos abandonados do Porto e os dos extintos fora desta cidade. 



Só em 1940 é que o Museu conhece as instalações que hoje tem: o Palácio das Carrancas. Este palácio foi construído em 1795 e era a habitação da família Moraes e Castro, família burguesa com prósperos negócios na cidade. Para além disso, por este palácio também passaram personagens ilustres tendo servido de quartel general durante as Invasões Francesas.

No ano de 1861, é convertido em Paço Real, albergando a família real portuguesa aquando das deslocações ao Norte de Portugal. Em 1932, após a morte de D. Manuel II, o Palácio das Carrancas é deixado em testamento à Misericórdia, para que aqui se instalasse um hospital. Ano em que o Museu também adquire o estatuto de Museu Nacional.



Com uma rica colecção de arte dos séculos XVI ao XIX, onde se destacam sobretudo as obras de produção nacional. Desde a pintura à ourivesaria, passando pela cerâmica, mobiliário e escultura. Aqui, destaca-se a obra "O Desterrado" do escultor que dá o nome ao museu, António Soares dos Reis (1847-1889), esculpido em Roma em 1872.





Horário:
Terça das 14h00 às 18h00
Quarta a Domingo das 10h00 às 18h00
Bilhete - 5€

Boa Visita!





Sem comentários:

Enviar um comentário