domingo, 18 de agosto de 2013

Onde estamos? Mosteiro de Arouca, Aveiro


De acordo com as fontes documentais, o Mosteiro de Arouca foi fundado no século X por uma comunidade religiosa que vivia segundo a Regra de São Bento. Contudo, no século XII passa a ser habitado apenas por religiosas que adoptam a Ordem de Císter, que se manteve até à extinção do Mosteiro. No ano de 1210, foi doado à filha do monarca, D. Sancho I, D. Mafalda que no século XVIII foi beatificada. 
São notórias as dádivas que ao longo dos anos foi recebendo, tal como a sua centralidade política e administrativa, e o seu desafogo económico, no riquíssimo espólio de Arte Sacra que o caracterizam. Durante o século XVII e XVIII foi alvo de importantes obras de reconstrução, muito devido a um grande incêndio que destruiu parte do edifício. 
Os espaços de maior destaque são a Igreja, o Coro das Freiras, os Claustros, o Refeitório e a Cozinha, apesar de da construção original apenas chegarem até nós algumas pedras. O Museu de Arte Sacra aqui integrado é o espaço que mais marca este Mosteiro, sendo um dos mais importantes da Península Ibérica. Aqui encontramos peças de mobiliário, objectos de culto, paramentos, manuscritos litúrgicos e peças de arte raras. 







Horário:
Terça a Domingo - 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Entrada:
3€



Boa Visita !

Sem comentários:

Enviar um comentário