quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Catedral de Salamanca, Espanha


A Catedral de Salamanca na realidade são duas: a Catedral Velha e a Nova. A Catedral Velha data do século XII e XIII e o acesso é feito através da Catedral Nova, uma entrada que nos transporta imediatamente para uma outra época. 

A Catedral Nova é uma construção do século XVI e respondia directamente ao aumento exponencial de população que Salamanca atravessava desde o século anterior. É uma das últimas construções góticas em Espanha e demorou dois séculos até ficar concluída. Esta Catedral reflecte a ideia de crescimento urbano, enquanto que a Catedral Velha tinha a defesa da população como objectivo principal. 

Segundo a lenda, o terramoto de 1755 que destruiu a cidade de Lisboa também se fez sentir em Salamanca, tendo danificado o sistema de sinos o que fez com que o sineiro tivesse de subir à torre para os tocar. Esta tradição ainda se mantém nos dias de hoje: todos os anos, a 31 de Outubro, um homem é escolhido para subir a torre e tocar os sinos, envergando um traje típico. 






Horário:
Abril a Setembro - 10h00 às 19h30
Outubro a Março - 09h00 às 13h00 e das 16h00 às 18h00 (Catedral Nova) 
                                10h00 às 12h30 e das 16h00 às 17h30 (Catedral Velha, Claustro e Museu)
Novembro a Fevereiro - encerra aos Domingos

Entrada:
4,75€


Boa Visita !




2 comentários:

  1. Depois da experiência de hoje, nem me falem em voltar a subir a torres ver sinos e etc!
    Livra!
    P.S. - Adoro Salamanca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o seu relato e fiquei com muita vontade de subir essa torre! Apesar de ficar sempre com as pernas a tremer, gosto de tentar ;)!

      Eliminar