sexta-feira, 28 de junho de 2013

Igreja e Torre dos Clérigos, Porto

Como sou da cidade do Porto e este ano comemora-se os 250 anos da Igreja e Torre dos Clérigos, escolhi este monumento para iniciar o meu blogue.


O conjunto Clérigos é composto por uma Igreja e por uma Torre sineira, da autoria do arquitecto italiano Nicolau Nasoni. A sua construção iniciou-se em 1732, a Igreja ficou pronta em 1749 e a Torre só foi concluída em 1763. 

É considerado um dos ex-libris da cidade do Porto e um dos melhores representantes da arquitectura barroca portuense. 

 

A sua invulgar planta oval, na opinião do historiador Robert Smith, deve-se à influência da Igreja de Santiago de Valeta, em Malta, e a fachada vai buscar traços a algumas igrejas de Roma da primeira metade do século XVII.

Na fachada podemos observar um jogo de formas decorativas barrocas, de cariz fitomórfico e vegetalista. Para além disso, a fachada é composta por janelas, nichos com estátuas e um portal nobre.    

   

A nave oval é composta por quatro altares laterais e a capela-mor, de planta rectangular, possui um retábulo  elaborado em mármores policromos que constitui um raro exemplo da arte barroca na cidade do Porto.

No entanto, o que mais marca este monumento é a sua torre: a Torre dos Clérigos. 



Esta torre sineira com 75,60 metros, tem na sua decoração elementos fitomórficos próprios da arte barroca e para se chegar ao topo é preciso subir 240 degraus. Mas a vista panorâmica sobre a cidade do Porto e o rio Douro vale a pena!



Em relação ao horário, podem visitar a Igreja e a Torre dos Clérigos todos os dias das 09h00 às 19h00. A entrada na Igreja é gratuita e a subida à Torre tem um custo de 2€.

Boa visita!



Sem comentários:

Enviar um comentário