Um dos cartões de visita de Portugal. O Palácio da Pena, em Sintra, destaca-se pela sua monumentalidade, mas sobretudo pelas sua mistura de estilos e de cores, que contrastam com a paisagem em que está inserido.
É o mais notável exemplar da arquitectura portuguesa do Romantismo e um dos primeiros neste estilo a nível europeu. A sua construção remonta a 1839, quando o rei consorte D. Fernando II adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena. Iniciam, assim, as obras de adaptação para transformar esse edifício num palacete.
A arquitectura do Palácio da Pena é uma mistura de motivos mouriscos, góticos e manuelinos, mas onde também se destaca um estilo dos castelo da Europa Central.
Em 1889 é adquirido pelo Estado português, pois rapidamente adquiriu o estatuto de monumento de interesse público. No entanto, estava como património da Coroa de Portugal, e foi ocupado, sobretudo, pela Rainha Dona Amélia, que se ocupou da sua decoração interior. No ano de 1910, com a implantação da República, o Palácio da Pena passa a património do Estado e adquire o estatuto de museu.
No interior do Palácio da Pena, destaca-se:
- a Sala dos Veados
- a Sala de Saxe, com magníficas obras de porcelana de Saxe
- o Salão Nobre, onde sobressaem os vitrais com elementos maçónicos
- o Terraço da Rainha, onde está o famoso relógio de Sol
- o Claustro Manuelino, que faz parte do antigo mosteiro tal como a Capela
- a Sala Indiana, com o lustre em cristal da Boémia
- a Sala Árabe
Horário:
10h00 às 18h00
Entrada:
11€
Boa Visita !
Sem comentários:
Enviar um comentário