Na bela cidade de Lisboa podemos encontrar aquele que é considerado o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal.
A história deste museu começa com o êxito da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, em 1882, nas salas do Palácio Alvor Pombal. O sucesso foi tão grande que o Estado decidiu adquirir o edifício e inaugurou, passados dois anos, o Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia. Após a passagem para museu, o edifício conheceu um conjunto de transformações, sendo que a reforma de 1911 concedeu-lhe o nome que ainda hoje tem.
O Museu Nacional de Arte Antiga possui a maior colecção de pintura portuguesa, como também obras de outras escolas europeias. Aqui, os temas que predominam são sobretudo religiosos, tendo em conta que este museu recebem muitas obras com a extinção das ordens religiosas em Portugal. Também podemos encontrar um espólio rico de peças orientais e africanas, oriundas da época dos Descobrimentos.
Das escolas de pintura europeias, destacam-se as obras "São Jerónimo" de Albrecht Dürer e "As Tentações de Santo Antão" de Hieronymous Bosch. No que diz respeito à pintura portuguesas, as atenções estão todas voltadas para "Os Painéis de São Vicente". Para além de pintura, o museu conta também com um espólio de artes aplicadas, joalharia e escultura.
Painéis de São Vicente |
As Tentações de Santo Antão
Horário:
Terça - 14h00 às 18h00
Quarta a Domingo - 10h00 às 18h00
Entrada:
5€
Boa Visita !
|
Sem comentários:
Enviar um comentário