sexta-feira, 9 de maio de 2014

Rota do Românico, Portugal


Hoje não vos trago um monumento específico, ou uma cidade, ou praia. Hoje vou falar-vos de um projecto que adoro, pois consegue misturar na perfeição a História e o Turismo. Sem que nenhuma das duas àreas se sobreponha à outra. Um projecto activo e diversificado, que vale a pena, não uma, mas várias visitas.

Vou-vos falar da Rota do Românico.

Na zona a Norte de Portugal, entre o Rio Tâmega e o Rio Douro, na chamada zona dos vales do Sousa temos uma grande concentração de património arquitectónico do estilo românico e este projecto foi criado com o intuito de proteger e valorizar esse mesmo património. No entanto, para além do investimento no turismo, encontramos também importantes acções ligadas com o serviço educativo, onde procuram sensibilizar, sobretudo, os mais jovens, para a importância deste património. Paralelamente, existe também um Centro de Investigação dedicado aos monumento que compõem a Rota do Românico.

São 58 monumentos, que se dividem entre mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres, e que estão à espera da nossa visita.

Na página oficial deste projecto, podemos ainda encontrar informações sobre os pacotes turísticos associados. Assim, para além das visitas aos monumentos, podemos ainda usufruir do alojamento local, inscrevermo-nos nos percursos pedestres e nas rotas ligadas à gastronomia típica da região.









Boa Visita!








Sem comentários:

Enviar um comentário