sábado, 5 de outubro de 2013

Biblioteca do Palácio-Convento de Mafra, Mafra


Um dos mais imponentes monumentos portugueses é, sem dúvida, o Palácio-Convento de Mafra. E é aqui que também podemos encontrar uma das mais belas e ricas bibliotecas de Portugal (e até do Mundo). 
De estilo rococó, com o chão em mármore branco, armários de madeiras exóticas vindas do Brasil, acolhe mais de 36 mil exemplares, alguns com encadernações riquíssimas em couro e gravadas a ouro. Com 83 metros de comprimento e planta em cruz, a Biblioteca é iluminada pelas grandes janelas da autoria de Manuel Caetano de Sousa, em estilo "rocaille". 
As obras abrangem diversos assuntos, desde religiosos, como de medicina, anatomia, música. Das obras raras, destaca-se a colecção de incunábulos ou a famosa "Crónica de Nuremberga" (1493), diversas edições da Bíblia e um núcleo de partituras escritras, sobretudo, para o conjunto dos seis órgãos da Basílica do Convento. 
A grande importância desta Biblioteca já era reconhecida à vários séculos e a prova disso é a Bula Papal de 1754, onde o papa Bento XIV proíbe o desvio ou empréstimo das obras impressas ou manuscritas sem licença do Rei de Portugal.
A Biblioteca do Palácio-Convento de Mafra é também conhecida pelos seus morcegos, que ajudam na preservação dos livros ao comerem os insectos que atacam os livros, durante a noite.






Horário:
10h00 às 18h00 (encerra as Terças)

Entrada:
6€

Boa Visita !

2 comentários:

  1. Nunca visitei (que vergonhaaa)! Mas realmente temos mesmo que nos orgulhar por isto:)!

    ResponderEliminar
  2. Era espectacular há cerca de 12 anos. Espero poder revisitar porque vale Muito a pena.

    ResponderEliminar