sábado, 19 de outubro de 2013
terça-feira, 15 de outubro de 2013
sábado, 12 de outubro de 2013
sábado, 5 de outubro de 2013
Biblioteca do Palácio-Convento de Mafra, Mafra
Um dos mais imponentes monumentos portugueses é, sem dúvida, o Palácio-Convento de Mafra. E é aqui que também podemos encontrar uma das mais belas e ricas bibliotecas de Portugal (e até do Mundo).
De estilo rococó, com o chão em mármore branco, armários de madeiras exóticas vindas do Brasil, acolhe mais de 36 mil exemplares, alguns com encadernações riquíssimas em couro e gravadas a ouro. Com 83 metros de comprimento e planta em cruz, a Biblioteca é iluminada pelas grandes janelas da autoria de Manuel Caetano de Sousa, em estilo "rocaille".
As obras abrangem diversos assuntos, desde religiosos, como de medicina, anatomia, música. Das obras raras, destaca-se a colecção de incunábulos ou a famosa "Crónica de Nuremberga" (1493), diversas edições da Bíblia e um núcleo de partituras escritras, sobretudo, para o conjunto dos seis órgãos da Basílica do Convento.
A grande importância desta Biblioteca já era reconhecida à vários séculos e a prova disso é a Bula Papal de 1754, onde o papa Bento XIV proíbe o desvio ou empréstimo das obras impressas ou manuscritas sem licença do Rei de Portugal.
A Biblioteca do Palácio-Convento de Mafra é também conhecida pelos seus morcegos, que ajudam na preservação dos livros ao comerem os insectos que atacam os livros, durante a noite.
Horário:
10h00 às 18h00 (encerra as Terças)
Entrada:
6€
Boa Visita !
Museu Nacional dos Coches, Lisboa
Um dos museus mais visitados da cidade de Lisboa é o Museu Nacional dos Coches. Aqui, no antigo edifício do Picadeiro Real, o visitante pode conhecer uma das mais notáveis colecções de coches e perceber a sua evolução ao longo dos séculos. As peças que aqui podem encontrar vão do séculos XVII ao século XIX.
Amante da arte equestre, D. João VI decide deitar abaixo o antigo Picadeiro Real e mandar construir este que agora podemos visitar. A obra iniciou em 1787 e passado um ano estavam concluídas. No entanto, as obras de decoração apenas terminaram por volta de 1828. Este edifício neo-clássico é da autoria do arquitecto italiano Giacomo Azzolini e destaca-se pelo seu grande salão de dois pisos, onde no piso superior se encontram as tribunas. Os motivos decorativos que podemos apreciar por todo o edifício estão ligados à arte esquestre, destacando-se o tecto, com três grandes medalhões pintados com cenas alegóricas.
Horário:
Terça a Domingo - 10h00 às 18h00
Entrada:
5€
Boa Visita !
Subscrever:
Mensagens (Atom)