domingo, 30 de junho de 2013

Palma de Maiorca

A semana que passei em Palma de Maiorca foi a primeira semana de férias que passei apenas a fazer praia.

Levantavamo-nos de manhã e iamos tomar o pequeno-almoço junto à piscina do hotel. A esta hora já estava um calorzinho muito bom.

Depois seguiamos para a praia, que era mesmo à porta do hotel. 


Ficamos na zona El Arenal. Apesar de ser uma zona muito bonita, fez lembrar as praias mais turísticas do Algarve: cheias de gente.
Mas a temperatura da água e o bronze sempre a aumentar de tom, faziam com que isso não fosse notado. 


Gostei muito destas férias, mas quando cheguei a Portugal fiquei com pena de não ter aproveitado mais a Ilha, de não ter ido conhecer outras praias, monumentos e o centro da cidade de Palma.



Fiquei, sobretudo, com pena de não conhecer a catedral da cidade de Palma. 

Mas pode ser que numa próxima oportunidade faça uma visita completa à ilha.

=)



sábado, 29 de junho de 2013


Praia da Falésia, Algarve

Como estamos em pleno verão e em plena época balnear, é também importante destacar as praias que fazem as delícias dos veraneantes.

Portugal está numa posição privilegiada, virado para o Atlântico, com uma extensa costa, onde, apesar do tamanho reduzido do país, existe uma grande variedade de praias. Não é por isso de estranhar que o produto "Sol e Mar" seja um dos principais produtos turísticos que Portugal tem para oferecer aos portugueses e aos que nos visitam.

A praia escolhida para começar estas publicações, é uma das três praias que figura na lista mas Melhores Praias da Europa do site TripAdvisor. Aqui, quem escolhe e vota nas praias são os próprios viajantes.


A Praia da Falésia, em Albufeira, no Algarve, é uma das praias mais procuradas durante o Verão, tanto pelos portugueses como pelos turistas estrangeiros, pelo seu extenso areal. Mas o que torna esta praia única é a sua falésia avermelhada, que se erguem nas suas costas e que lhe deram o nome.



Nas encostas da falésia, podemos encontrar boas esplanadas e hotéis, como também o campo de golf do Sheraton Algarve.

Boa Praia!


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Palácio de Monserrate, Sintra

Se estiver de visita a Sintra, uma paragem obrigatória é o Palácio de Monserrate, que se encontra inserido no Parque de Monserrate.

Em 1858, o milionário Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, contratou o arquitecto James Knowels Jr. para se encarregar do projecto do pavilhão que pretendia construir. 


No local já existiam estruturas de um edifício neo-gótico, daí a presença desses elementos neste Palácio, como as portas, as janelas e o pórtico à entrada. No entanto, vamos também encontrar outras influências. 

O interior é marcado por uma exuberância decorativa, onde vemos uma marca oriental muito forte. A Sala da Música é o exemplo mais marcante com uma grande presença indiana. 





Horário:

O Palácio está aberto da 09h30 às 19h00 e o preço do bilhete é de 7€.


Boa Visita!





Igreja e Torre dos Clérigos, Porto

Como sou da cidade do Porto e este ano comemora-se os 250 anos da Igreja e Torre dos Clérigos, escolhi este monumento para iniciar o meu blogue.


O conjunto Clérigos é composto por uma Igreja e por uma Torre sineira, da autoria do arquitecto italiano Nicolau Nasoni. A sua construção iniciou-se em 1732, a Igreja ficou pronta em 1749 e a Torre só foi concluída em 1763. 

É considerado um dos ex-libris da cidade do Porto e um dos melhores representantes da arquitectura barroca portuense. 

 

A sua invulgar planta oval, na opinião do historiador Robert Smith, deve-se à influência da Igreja de Santiago de Valeta, em Malta, e a fachada vai buscar traços a algumas igrejas de Roma da primeira metade do século XVII.

Na fachada podemos observar um jogo de formas decorativas barrocas, de cariz fitomórfico e vegetalista. Para além disso, a fachada é composta por janelas, nichos com estátuas e um portal nobre.    

   

A nave oval é composta por quatro altares laterais e a capela-mor, de planta rectangular, possui um retábulo  elaborado em mármores policromos que constitui um raro exemplo da arte barroca na cidade do Porto.

No entanto, o que mais marca este monumento é a sua torre: a Torre dos Clérigos. 



Esta torre sineira com 75,60 metros, tem na sua decoração elementos fitomórficos próprios da arte barroca e para se chegar ao topo é preciso subir 240 degraus. Mas a vista panorâmica sobre a cidade do Porto e o rio Douro vale a pena!



Em relação ao horário, podem visitar a Igreja e a Torre dos Clérigos todos os dias das 09h00 às 19h00. A entrada na Igreja é gratuita e a subida à Torre tem um custo de 2€.

Boa visita!



Bloglovin

Bloglovin